highlight text for translation

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Para Além Das Desculpas

PARA ALÉM DAS DESCULPAS

Muitas vezes somos rápidos a proclamar-mo-nos “vítimas”, e recusamos tomar responsabilidade pelas nossas acções. Assim arranjamos desculpas, desculpas e mais desculpas – com maus resultados previsiveis.

Vivemos num mundo em que as desculpas estão por todo o lado. E é precisamente porque as desculpas são tão numerosas que são também tão ineficazes. Quando ouvimos as palavras, “Desculpe mas...”, a maior parte de nós sabe exactamente o que se segue: a desculpa. O cão comeu os trabalhos de casa. O trânsito estava horrível. É culpa da companhia. É culpa do patrão. O equipamento está estragado. Está esgotado. E assim por diante.

Porque nós humanos somos tão criativos a arranjar desculpas, todas as desculpas verdadeiramente boas já foram usadas. De facto, as desculpas de alta qualidade foram usadas, reusadas, usadas demais e abusadas. Por isso, é que as desculpas não funcionam - já as ouvimos todas.

Assim, se você estiver a perder o seu tempo tentando representar-se como uma vítima (e enfraquecendo o seu carácter nesse processo), ou se está a tentar inventar uma nova desculpa melhorada, não se incomode. As desculpas não funcionam, e enquanto estiver a inventá-las, você também não.

Sem comentários:

Enviar um comentário